Páginas

7.5.11

Otakus, o que vem por aí?! Mangás

Mangá Store, Japão.

Será que o mundo acaba realmente em 2012??? Eu não sei, mas parece que as editoras nacionais estão apostando forte nesse palpite! rsrs

Brincadeiras à parte, a verdade é que 2011 será um ano de bastante bonança para os otakus que colecionam mangás lançados nacionalmente. Seja devido às finalizações e/ou paralizações de vários títulos, ao aniversário de uma década e/ou, ainda, ao próprio crescimento do mercado setorial (de mangás) no Brasil, o fato é que já temos várias novidades engatilhadas pra tudo que é lado.

  • Parabéns, JBC!
Em 2001, a Editora JBC entrou no mercado nacional de mangás com a publicação dos títulos Samurai X (Rurouni Kenshin, título original) e Card Captors Sakura, ambos no mês de maio daquele mesmo ano, aproveitando o embalo da exibição do anime deste último (CCS) e o fim recente da exibição daquele (Samurai X) na TV aberta brasileira (aka Rede Globo). Contudo, a empresa Japan Brazil Comunication tem suas origens ainda no século passado!

Sempre investindo em títulos mainstream ou de maior apelo ecchi e, mais recentemente (2010), adotando o selo Graphic Novel (cujo material é destinado às livrarias e lojas especializadas, e que apresenta um acabamento físico bem superior ao padrão da editora), a JBC é, até o presente momento, a única editora "sênior" de nosso mercado que não cancelou a publicação de algum de seus títulos e que mantém uma periodicidade exemplar (ou próxima disso). Entretanto, também é aquela que mais recebe críticas quanto à adaptação textual (excesso de gírias, "descaracterização" etc).

E o que tudo isso tem de importante para estar na seção Otakus, o que vem por aí?!...? Eu respondo: em 2011 a JBC comemora 10 (dez) anos de participação no segmento de mangás! E, para comemorar, a editora divulgou que lançaria dez mangás ao longo deste ano!!!

     

Claro que já temos alguns dos prometidos em bancas, como Code Geass (janeiro), Summer Wars (fevereiro), Ga-Rei (março) e Saber Marionette J (abril). Mas, justamente no mês que a JBC comemoraria uma década desde que o seu primeiro mangá foi publicado no Brasil, e que a maioria dos fãs esperavam alguma novidade "bombástica", ela lança... simplesmente nada! Ainda assim, vale conferir o que a editora coloca nas bancas esse mês de maio!

Infelizmente, nenhum outro título foi divulgado até o momento. Resta-nos esperar mês a mês para ver o que a JBC está planejando trazer em termos de mangás. Aliás, houve boatos a respeito do relançamento de Neon Genesis Evangelion pelo selo Graphic Novel... e como recentemente a edição "atual" (meio-tanko, respeitando os moldes da antiga publicação do título pela Editora Conrad) encostou com a edição japonesa, talvez (e assim eu espero) que esta possa ser uma das surpresas da JBC ainda para esse ano!

  • Surpresas da Panini!
Enquanto todo mundo ou estava à espera das novidades que a JBC poderia trazer neste ano de 2011 ou frustrados por Code Geass e Saber Marionette J estarem atrasados (prometidos para 2010), a Panini Comics saiu na frente realizando a primeira divulgação de novos títulos do ano!

Antes de seguirmos mais adiante, uma breve descrição. A Panini Comics é uma empresa multinacional que iniciou suas atividades no Brasil em 1989, estabelecendo-se no estado de São Paulo. Só em agosto de 2002 seria "criado" o selo Planet Mangá, com a publicação do mangá Gundam Wing. Já em 2003, a Panini publicou os títulos Éden e Pech Girl, títulos que futuramente foram cancelados (e se tornaram umas pedrinhas no sapato da editora, rs). Numa comparação simples, a Panini parece ser o inverso da JBC.

   

A primeira leva de mangás anunciados já foram, pelo menos os primeiros volumes, lançados em bancas, como é o caso de Astral Project (4 volumes, e lançando), Bem-Vindo A NHK (Welcome To NHK, 8 volumes, e lançando), Voice Of A Distance Star (Hoshi No Koe, único, concluído) e Contos de Amor Para Você (Otogibanashi Wo Anata Ni, 2 volumes, concluído). Outro mangá anunciado recentemente, mas que acabou de ser publicado, é o shoujo hit Kimi Ni Todoke (13+ volumes, e lançando).

Como o primeiro trimestre já passou, a Panini também providenciou novos títulos que, por sinal, esquentaram as expectativas para os lançamentos da segunda metade do ano! Mas vamos ao que interessa... até o momento, foram divulgados mais seis títulos, sem data prevista para chegar às bancas: Darker Than Black (2 volumes), 07-Ghost (10+ volumes), Kaichou Wa Maid Sama (12+ volumes), Basilisk (5 volumes), Zone-00 (8 volumes) e Air Gear (31+ volumes).

Apesar de tantos mangás já divulgados, em se tratando da Panini, é melhor não criar tantas esperanças quanto a data de lançamento. É bem provável que todos esses 6 (seis) saiam até julho, mas não dá pra confiar muito... rs!

       

Um fato curioso aqui é que Air Gear é uma obra de Oh! Great, mangaká responsável por Tenjho Tenge, mangá ainda em publicação por aqui pela JBC. Ainda mais curioso é o fato de este ser o não ser o primeiro mangaká que a Panini consegue "roubar" da JBC. Aconteceu também com as mangakás de Fruits Basket (JBC) quando a Panini publicou As Estrelas Cantam (Hoshi Wa Utau), e de Fullmoon (JBC), quando tivemos a publicação de The Gentlemen's Doumei Cross (Shinshi Doumei Cross), ambos no ano de 2010.



  • NewPOP, dá pra confiar?
Entrando no mercado nacional de mangás apenas em 2007, com a publicação dos títulos 1945 (mangá) e Tarot Café (manhwa), a Editora NewPOP é aquela que todo mundo faz bullying chama de "editora novata". Podemos classificá-la como a que possui maior contato com o público e com a melhor qualidade física em seus produtos, contudo, as edições e algumas adaptações são meio tendenciosas à JBC suspeitas... Apesar disso, como um todo, eu a considero como boa.

Salve engano, também foi a NewPOP a trazer a primeira light novel japonesa ao Brasil (apesar de achar que a Conrad teve esse privilégio...) e, inclusive, com uma temática yaoi (Gravitation). Nesse mesmo caminho, ha pouco menos de um mês, a editora publicou o primeiro yaoi com cenas explícitas em território nacional, atendendo uma lacuna crescentemente demandada (agora resta ver se vendeu...).

Desde o ano passado (2010), foram divulgados vários futuros lançamentos (tão futuros que até agora não saíram, rs) no Anime Friends. Recentemente, o editor-chefe e dono da editora divulgou em nota oficial no Orkut que pelo menos 3 (três) deles já estão completamente "produzidos" - Drug-On (5 volumes), Red Garden (4 volumes) e Made in Heaven (2 volumes) -, restando apenas a aceitação das capas por parte dos japoneses (e a vontade da NewPOP de lançar). Com a finalização de Hollow Fields e a, em breve, paralização de Hetália (por encostar na edição japonesa), tudo indica que veremos esses títulos (ou alguns deles) nas bancas ainda esse ano.

   

Mas essas não são as únicas novidades da Editora NewPOP! Além dos títulos Amar e Ser Amado (Aishi Asare [Aisare], único), Figure Maker (único) e o nacional Hansel & Gretel (?), a editora surpreendeu a todos com o lançamento (talvez ainda este ano) da mais recente obra do grupo CLAMP, Gate 7! Agora é esperar e ver quando essa enxurrada de mangás chega às bancas nacionais!

  • Conrad, ela ainda existe?
 Criada em 1993, a Editora Conrad ela foi responsável pela Revista Herói, um dos maiores sucessos otaku da década de 1990. Em 2001, ela entrou no ramo dos mangás , com a publicação das febres mundias Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball, que hoje são tidos como "clássicos", sobretudo aqui no Brasil. Daí pra frente, a Conrad avançou com bastante êxito no mundo dos mangás, trazendo séries populares e outras mais underground para o público brasileiro e, acima de tudo, com uma qualidade em tudo (material físico, edições, adaptações etc.) que ainda não é possível encontrar hoje no mercado.

Infelizmente, a Conrad passou por um processo doloroso que culminou na sua quase extinção no mundo dos mangás. Entretanto, há poucos dias, a editora se pronunciou oficialmente e divulgou o que poderá ou não voltar a ser publicado por ela aqui no Brasil. Depois de tantas "falsas esperanças" dadas nesses 3 (três) longos anos, será que dá pra acreditar? Vamos lá no Chuva de Nanquim saber mais sobre isso!

E o que é importante nisso tudo? Segundo esas fontes, teremos ainda esse ano a volta dos mangás Cavaleiros do Zodíaco Episódio G (que agora deve vim como Saint Seiya Episódio G), no primeiro semestre, e Battle Royale, no segundo semestre. Além disso, acho que desde 2009 que a Conrad insiste na notícia que o título Nausicaä ainda seria publicado pela editora e, mais recentemente, que isto aconteceria em 2011!

   

Talvez o maior problema de muitos desses mangás seja referente a aqueles que se desfizeram de suas coleções ou para os novos colecionadores para achar os volumes anteriores. Bem, talvez, né? Muito provavelmente a Conrad deve ter um bom estoque de cada título para alimentar as bancas e as lojas especializadas. *Cruza os dedos*

  • Outros lançamentos (editoras diversas)
Por fim, listo bem rapidinho o lançamento de outros mangás por editoras não tão conhecidas neste segmento. Cada destaque terá um link para uma notícia mais completa em algum outro canto da internet, ok? ;)

O Selo Record divulgou que lançará 5 (cinco) títulos baseados nas histórias de Shakespeare: Romeu e Julieta, Hamlet, A Tempestade, Ricardo III e Sonhos de Uma Noite de Verão. Todos serão destinados exclusivamente às livrarias e estão sem data prevista.

Já a L&PM, famosa por seus livros de bolso, anunciou que no segundo semestre também expandiria seu acervo às histórias em quadrinhos japonesas. Aqui teremos os títulos Bouken Shounen (Adventure Boys), volume único, e Solanin, série em 2 (dois) volumes.

 

Inovadora de certa forma, a Ação Magazine deverá ser lançada em breve com o intuito de ser uma antologia de mangás nacionais. Trata-se de uma revista que reunirá vários capítulos de vários mangás em suas publicações, nos moldes editoriais japoneses. Mesmo que sem uma data definida, as 6 (seis) primeiras histórias da Ação magazine já estão definidas: Rapsódia, de Fábio Satoshi Sakuda e Carlos Sneak, Expresso, de Alexandre Lancaster, Jairo, de Michele Lys, Madenka, de Will Walber, Arcabuz, de Márcio Gonçalves e Roberta Pares Massenssini, e Tunado, de Maurílio DNA e Victor Strang. Mais informações sobre a antologia e sobre cada capítulo você encontra no Jbox.

  • Comentários
Espero que esse primeiro "guia" não tenha ficado tão chato de se ler! xD
Conforme a JBC for divulgando as novidades mensalmente, eu também vou adicionando ao post. O mesmo serve para a Panini, já que não dá pra saber de verdade o que vai sair nos próximos meses.

Também tem interesse em DVDs e BluRays de animes? Conheça tudo o que está para chegar no Brasil!

Abs!

4 comentários:

  1. faltou comentar sobre a editora online e seu possivel recuo nas areas do manga, pois seus titulos vem da finada tokyopop

    ResponderExcluir
  2. Ótimo resumo do nosso mercado.

    ResponderExcluir
  3. @Manatsu
    Não é que eu tenha esquecido, mas o assunto, apesar de muito importante, vai no caminho contrário a idéia do post. Afinal, tentei colocar tudo que já foi anunciado para sair nas bancas... e não aquilo que vai deixar de ser publicado xD

    @Gustavo e @Manatsu
    Obrigado pela visita ao blog!

    ResponderExcluir

Solte o verbo!