Páginas

27.10.11

Ranking Oricon: De 17/10 a 23/10



Olá, leitores!

Dessa vez não venho comentar a respeito de novidades do nosso mercado de mangás. Já existe certo costume em divulgar os ranking's dos mangás mais vendidos no Japão e/ou nos EUA em alguns blogs e/ou sites dedicados à "cultura otaku", até pela falta de informação que nosso mercado oferece.

Particularmente, costumo postar tais rankings (além daqueles referentes à audiência dos animes na TV japonesa) de forma bem "largada" no Twitter e, desde essa madrugada, no meu recém-criado Facebook. Como alguns de vocês podem ter algum interesse nesse sentido, a partir de hoje, o blog também trará essas informações.

Entretanto, deixo logo um aviso: não pretendo listar todos os mangás que estejam em qualquer ranking que seja (ou animes, a depender da situação). Trarei aqui aqueles que achar relevante destacar, o que não impede a participação de vocês nos comentários, leitores assíduos ou apenas visitantes, deixando suas opiniões.



       COMENTANDO O RANKING      
Antes de tudo, deixem-me esclarecer uma coisa. As informações abaixo foram retiradas da Oricon, uma empresa japonesa que fornece estatísticas de vendas de alguns produtos, dentre eles, mangá. Tais estatísticas referem-se unicamente ao mercado japonês de quandrinhos. Dito isso, partamos ao que interessa!
A semana de 17 a 23 de outubro foi marcada por diversos lançamentos no Japão! Praticamente todos os mangás estão na sua primeira semana de vendas! Vamos conferir?
Conhecida por aqui pelas publicações da JBC - o já concluído Inu-Yasha (em meio-tanko) e do ainda em lançamento Ranma 1/2 -, Rumiko Takashi tem sua mais recente obra (em andamento), Kyoukai no Rinne #09 presente na 22ª posição do ranking.
Em 21º lugar está Sayonara Zetsubo Sensei #27, acompanhado de Bloody Monday Last Season #01 em 19º e Code:Breaker #16 em 17º. Esses 3 títulos venderam, em média, 50.000 exemplares cada.

Despencando bruscamente da 1ª colocação para a 16ª está o mangá Drifters #02, que tem o mangaká da série Hellsing como responsável pelo projeto. Já em 14º lugar no ranking está Zetman #16, que possui como mangaká Masakazu Katsura (o mesmo do mangá  DNA², lançado em 2009 pela JBC aqui no Brasil) com pouco menos de 60.000 exemplares vendidos. Talvez Zetman melhore ano que vem com o anime, né?

Na 8ª posição está (o tão aclamado) Great Teacher Onizuka (GTO) 14 Days #08! As vendas quase chegaram a 100.000 exemplares! O próximo volume trará o desfecho da série criada por Tohru Fujisawa e que se trata de uma continuação "direta" do mangá GTO tradicionalmente conhecido (onde a estória decorre, basicamente, da brusca mudança que Onizuka, um malandro de uma gangue de motoqueiros, tem que enfrentar: deixar sua "baderna" de lado e se tornar um professor de uma sala "baderneira").

Hayate no Gotoku! #30, considerando a versão padrão e a especial, conseguiu cerca de 190.000 exemplares vendidos, o que lhe daria o 4º lugar, mas como a contagem é feita em separado, a versão especial ficou na 12ª posição e a tradicional, na 7ª. Em 6º lugar está o mangá Kenichi #44.

Tendo ganhado um anime ano passado, Giant Killing #21 aparece na 5ª colocação do ranking, apresentando pouco mais de 135.000 exemplares vendidos.

Por fim, temos um dos atuais hits da JBC Mangás por aqui despontando em 2º lugar no Japão! Fairy Tail #29 passou da marca de 320.000 exemplares vendidos.
Fonte: ANN & Oricon

Um comentário:

  1. Geralmente não presto muita atenção nesses rankings, mas com estes comentários, fica mais "interessante" de acompanhar.

    Bom, a maioria dos mangás comentados ai encima eu conheço só por nome mesmo. Já li Zetman (que considero um dos melhores mangás que conheço), Drifters (gosto muito do mangaká, e de Hellsing também) e, claro, Fairy Tail.

    ResponderExcluir

Solte o verbo!