Páginas

26.12.11

Resenha - CDZ NEXT DIMENSION #01


Bem-vindos de volta, caros leitores!

Dando continuidade às postagens atrasadas do blog, trago aqui mais uma resenha para vocês! Como se pode perceber, tentarei resenhar cada volume dos mangás que conseguir acompanhar ao passo que forem saindo por aqui. E, para isso, estou tentando tirar o atraso do que está "encalhado" de 2011... rs!

Após a CEIA de Natal, vamos falar sobre o SEIYA de Pégaso! xD (Piadinha escrota que vi no Facebook e no Twiiter...) 


       NO JAPÃO      

Publicado desde 2006 na revista Weekly Shounen Champion, da editora japonesa Akita Shoten, Saint Seiya Next Dimension é mais uma obra do universo "Cavaleiros do Zodíaco" assinada por Masami Kurumada.

Em quase sete anos (SETE ANOS!) de publicação o autor entrou em hiato diversas vezes, fazendo com que a série tenha praticamente um novo tankohon lançado a cada biênio. Como comentado em outra oportunidade AQUI no blog, o volume mais recente lançado no Japão (#04) tem pouco mais de duas semanas...


       A ESTÓRIA      

CDZ Next Dimension começa exatamente onde o mangá "primogênito" dos defensores de Athena termina. Após a terrível batalha contra o Imperador do Inferno, Hades, Seiya encontra-se inconsciente e preso a uma cadeira de rodas devido à maldição imposta do deus do submundo. 

Para trazer o Cavaleiro de Pégasus ao normal, Saori e Shun vão ao encontro de Arthemis, irmã mais velha da Deusa da Justiça. Eles descobrem que a única maneira de anular a maldição de Hades é voltando no tempo. Dessa forma, Athena e o Cavaleiro de Andrômeda vão ao encontro de Chronos, o Deus do Tempo, que os envia para o século 18. Saori e Shun voltam para 1743, há pouco mais de 240 anos, na época em que uma nova Guerra Santa está prestes a ter início. 

Lá, o Cavaleiro de Andrômeda de nosso tempo encontra Tenma, o Cavaleiro de Pégasus daquela era, além dos jovens Dohko de Libra e de Shion de Áries. Além da inevitável guerra contra Hades e seu Exército Imortal, os Cavaleiros terão de enfrentar a traição dentro do próprio Santuário.


       O MANGÁ      

Antes de tentar falar do desenvolvimento do mangá (oi?!), preciso revelar uma coisa: visualmente, a obra do Kurumada já é uma tortura. Apesar de ainda curtir a versão animada clássica, a qualidade do desenho do mangaká é altamente questionável.

A primeira parte (prólogo) de Next Dimension nos traz os últimos momentos da luta entre os cavaleiros de bronze (Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki) contra o todo poderoso Hades. Claramente, nenhum dos cinco "bronzeados" é capaz de enfrentar o deus. Entretanto, no momento de dar o golpe final, Hades recorda do rosto do Cavaleiro de Pégaso numa encarnação passada...

A partir daí somos transportados ao passado e passamos a acompanhar a vida de Tenma e seu amigo Alone, por um lado, e dos recém nomeados cavaleiros de ouro de Libra e de Áries, Dohko e Shion, por outro.

Nessa época, onde a Guerra Santa estava prestes a eclodir, revela-se que Alone é o escolhido como hospedeiro da alma de Hades, que Tenma é o cavaleiro de Pégaso e que seu mestre, antes um cavaleiro de prata, agora é um dos Três Juízes do Inferno.

Peço desculpas por avançar tão depressa, mas o Kurumada abusa do "deus ex machina" para ter elementos suficientes para andar com a estória. E isso tira qualquer possível empolgação de comentar sobre a obra...

Continuando.

Após Hades ter despertado, Tenma, Shion e Dohko partem para o castelo do Imperador do Submundo e são interceptados por Griffon, um dos Três Juízes (que possuem poder equiparado aos cavaleiros de ouro). Devido à barreira do castelo, que enfraquece os não-espectros, os três cavaleiros de Athena são facilmente derrotados.

Mais uma vez, quando se está prestes a dar o golpe final, surge outro impecilho: o ex-mestre de Tenma, Suikyo, aparece como um dos juízes, Garuda, e impede que Griffon execute-os. Segundo Suikyo, deve ser ele que o responsável por tirar a vida de seu pupilo e de seus amigos de infância (Dohko e Shion)...

E, MAIS UMA VEZ, surge algo que impede o fim do mangá (a morte de Tenma)...


       A VERSÃO BRASILEIRA      

Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: The Next Dimension - A Saga de Hades é publicado em nosso mercado pela Editora JBC, através do selo JBC Mangás.

Assim como a publicação japonesa, a edição nacional é totalmente em cores. Entretanto, devido à baixa qualidade do papel utilizado, a impressão não ficou lá essas coisas, além de as folhas parecem estar enxarcadas pela tinta (fazem "crec-crec" ao manuseá-las).

Por mais que reclamem por aí, não vi problemas com a capa da versão brasileira, que é bem fiel à japonesa (vide início desse post). Já por dentro não se pode falar a mesma coisa. Foi-nos entregue praticamente um mangá "legendado", onde todos os kanjis (que deveriam ter sido editados para evitar poluição visual, como se faz com qualquer mangá que se é lançado fora do Japão) estão lá com suas respectivas legendas. Isso não seria de todo ruim se fosse o padrão dos lançamentos do mercado, mas tal fato se dá ao pouco caso que se deu a esse título!

Next Dimension tem classificação etária de 12 anos, sua publicação foi mensal (agora aguarda novos volumes saírem no Japão) e tem preço de capa de R$ 14,90.

Por fim, tenho apenas uma coisa a dizer: NÃO recomendo. Nem mesmo aos mais saudosistas.


E vocês, leitores do YK? Concordam com a opinião do blog? O espaço dos comentários é livre para todos manifestarem suas mais distintas opiniões!

2 comentários:

  1. Caramba... cada dia eu gosto menos da JBC...
    Mas, deixando isso de lado, não sou fã de Cavaleiros mesmo.

    Acho que vou comprar as primeiras edições do mangá que a JBC está relançando para conhecer um pouco mais da série, que, apesar de tudo, acho bem interessante.

    Mas, mesmo que eu goste bastante da parte "clássica", não pretendo mesmo comprar Next Dimension. Os motivos, todo mundo já conhece.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu comprei a primeira saga do CdZ, aquela das doze casa, ainda pela Conrad, há muitos anos atrás. E pra mim bastou. Não curto o desenho do Kurumada, apesar de ele usar uma narrativa interessante. Mas o roteiro acho ruim que só.
    CdZ é um item que envolve muito saudosismo, mas não acho lá grande coisa no final das contas.

    ResponderExcluir

Solte o verbo!