Páginas

11.6.11

Yokoso, 07-Ghost!

Nada mais sensato que começar o post com a representação dos 07-Ghosts
 

Aproveitando a onda de lançamentos que a Panini vem trazendo ao nosso mercado de mangás, venho aqui trazer pra vocês uma breve resenha daquele que, talvez, seja o mais "mal representado" por sua adaptação televisiva, embora seja uma obra de qualidade bem acima da média.


     A HISTÓRIA     

 Somos apresentados à Academia Militar, instituição responsável pela formação de militares "especiais" do reino de Basburg. Lá, nos deparamos com o jovem Calvin Teito Klein, um ex-escravo e prisioneiro de guerra que sofre bullying discriminação dos companheiros por não pertencer a uma família nobre, ao mesmo tempo que, devido a sua extraordinária habilidade de combate, se tornou o aluno preferido do comandante da Academia. Em meio a toda essa pressão, Teito consegue encontrar um pouco de paz nos momentos que passa com seu único amigo, Mikagi.

A estória começa na etapa final do treinamento para se tornar um Begleiter - "assistentes de oficiais superiores do exército imperial" de Basburg. Mostrando todo o potencial  que possuem, os amigos são aprovados no exame. Entretanto, logo após conseguir o título, Teito escuta uma conversa entre o General Ayanami e o Comandante Mirok a seu respeito e sobre o Olho de Mikhael. Neste momento, nosso protagonista tem um breve flashback e descobre que o tal General foi responsável pela morte de seu "pai". Embebido em raiva, Teito tenta atacar Ayanami, mas é neutralizado antes de obter êxito, sendo aprisionado e posto sobre custódia.

  Mesmo sob o risco de pena de morte, Mikagi parte em resgate de Teito, mas, chegando lá, o rapaz já se encontrava em rebelião. Juntando o útil ao agradável, ambos partem em fuga da Academia. Na hora H, entretanto, Teito não aceita envolver ainda mais o amigo nessa confusão - que será o pano pra manga da história - e, numa breve e discreta despedida, os amigos se separam.

Como não poderia deixar de ser, Teito é atacado durante a fuga e sofre ferimentos consideráveis, assim como o veículo utilizado por ele. Apesar disso, ele consegue fugir da Academia Militar, mas não para tão longe, o que daria espaço para uma fácil recaptura... se não fosse seu "encontro" com alguns bispos (que se mostrarão importantes no decorrer da trama) do Mosteiro Basburg - uma região controlada pela igreja e, por isso, fora dos limites do governo imperial.

 E fim... pelo menos do primeiro capítulo desse volume! Diferente da maioria dos mangás, 07-Ghost nos mostra as evidências de (quase) tudo que servirá para o desenvolvimento básico da história em apenas um tankohon, o que é muito útil para aqueles que terão o primeiro contato com a obra. 

A cada novo volume a história vai se condensando e a cada nova resposta, uma (ou mais) novas perguntas são postas em jogo, tática que serve para prender o leitor sem tornar a leitura tão desgastante. Política, guerra, religião e, sobretudo, amizade são misturados à trama e dão um tempero especial ao desenrolar da estória de Teito Klein!



     A VERSÃO BRASILEIRA     

Constando no checklist de maio da editora Panini Comics, 07-Ghost (lê-se Seven Ghost) foi lançado: no padrão pocket, com sentido de leitura original, sem as páginas coloridas*, em tankobon (200+ páginas), com glossário e periodicidade bimestral.

A tradadução e adaptação ficaram nas mãos da Karen Hayashida e Beatriz Berto, respectivamente. O resultado final, como é de se esperar do trabalho dessa dupla, foi excelente. Como subtítulo, por exemplo, foi adotado "Sete Espectros", evitando uma simples repetição do título. 

Só pra não poder dizer que está perfeito...

Encontrei um errinho logo no começo do mangá (uma vírgula a mais na contra-capa) e um possível equívoco na página 99 (o verbo "comer" está no plural, mas, provavelmente, deveria estar no singular). Como entendo nada de edição, só posso comentar que achei estranha a "borda branca" do texto na página 130, mas como é uma página de fundo preto com algum texto, torna-se apenas uma mera questão visual mesmo.

A única coisa que me incomodou um pouco mais foi a sinopse que escolheram colocar na capa de trás do mangá... acho que poderia ser um texto melhorzinho, ou nem ter (na imagem anterior, a Panini substituiu os códigos de barra pela pequena sinopse). Como ponto positivo, a Panini manteve as imagens diferentes para as capas da frente e do verso.

* Em conversa com Karen Hayashida, tradutora do mangá, fui informado que no tankobon japonês todas as páginas do mangá estão em P&B (preto e branco), inclusive aquelas que haviam sido publicadas em cores na revista Monthly Comic Zero Sum, da editora japonesa Ichijincha. Estas ilustrações coloridas foram deixadas apenas como extras, não fazendo parte da história em si. Logo, temos uma fidelização da Panini à publicação original.


     MANGÁ vs. ANIME    


Particularmente, conheci a série 07-Ghost através do anime exibido na temporada de abril de 2009. Apesar de ter achado o anime morno, o plot me chamou bastante atenção e, desde o fim da série televisiva, passei acompanhar o mangá via scans. E foi uma das melhores coisas que já fiz, hehe.

Pelo que pude ver internet a fora, o anime causou diversas impressões. Como no meu caso, algumas pessoas gostaram da idéia do anime e buscaram conhecer a série mais a fundo. Outras, geralmente o público feminino, passou a ver possibilidades de insinuações shounen-ai (principalmente devido a série ser um josei com traço bi-shounen) e, devido a esse rumor, outra parte do público passou a olhar a série com olhos preconceituosos, mesmo gostando do que tinha assistido. E, claro, teve aqueles que simplismente não criaram afinidade com o anime.

Mas, como falei logo no início dessa postagem, 07-Ghost é um título que teve uma adaptação deficiente para a versão anime. Para se ter uma idéia, cada capítulo do mangá foi transformado, em média, em dois episódios do anime, quando geralmente a adaptação é feita "um a um". Apesar da história do anime ter avançado até parte do volume 5, alguns capítulos foram deixados de lado e/ou "mutilados".

Por exemplo, os cinco capítulos do volume 01 (já lançado aqui pela Panini) foram adaptados em oito episódios, o que dá aquela sensação de enrolação... rs


     CONSIDERAÇÕES    

Apesar do meu próprio fandom, já tive provas que 07-Ghost pode agradar a gostos distintos e a pessoas que buscam coisas distintas em um mangá. E, apesar disso, mesmo com algum clichê nos volumes iniciais (bem executado, diga-se de passagem), as mangakás conseguem mostrar a que vieram!

Dentre a enxurrada de títulos que estão sendo lançados e prometidos para esse ano, recomendo deixarem um espacinho reservado para 07-Ghost.


     RELEASE    

 
07-GHOST #01
Mangaká: Yuki Amemyia & Yukino Ichihara
Total de volumes: 11+
Editora:  Panini Planet Mangá
Gênero: Josei - Drama, Fantasia, Comédia
Formato: Tankobon, 13 x 18 cm 
Periodicidade: Bimestral
Preço: R$ 9,90

6 comentários:

  1. Hmmm... antes de ler seu post eu tinha uma certeza: Não vou comprar!

    Depois de ler: Hmm, acho que posso pensar sobre o assunto, parece mais interessante do que aparenta.

    Tipo, eu nunca que compro nada só por causa do fanservice, e como ele vem sendo "vendido" pelas pessoas como harém de garotos lindos, sempre ficava meio titubeante.

    Parabéns pela bela review.

    ResponderExcluir
  2. Roberta! \o/

    Infelizmente, esse visão de harém é a mais difundida sobre a série... mas em parte é culpa do próprio anime, que tirou as cenas fortes e transformou o anime num mundo cor de rosa... rs

    Mas o mangá é muito mais do que isso! Eu não falei tanto sobre a história pois traria MUITOS spoilers a tona e estragaria o prazer da leitura, mas espero que tenha deixado ao menos uma pulga atrás da orelha pra saber oq ue acontece... =P

    O mais recomendado é ler o primeiro volume. Acho que é o divisor de águas para saber se vale a pena ou não continuar comprando, até pq a história só tende a melhorar.

    ResponderExcluir
  3. primeiro eu vi o anime, e concordo que ficou morno. mas, me deu vontade de lê o mangá. procurei na net, mas não consigo lê scans de jeito nenhum... >.< vi algumas coisas e percebi que era bem diferente do anime.... quando vi que lançou o mangá, fui correndo comprar o meu ( o último da banca!) e aí fiquei chocada em vê quanta coisa já acontecia no primeiro volume... mas me apaixonei: os traços são lindos, a histórias é perfeita, o mangá todo é bem legal. é uma daquelas histórias que você l~e e fica pensando nela depois por um bom tempo....

    ResponderExcluir
  4. Agora que até que enfim obtive o 1º volume resolvi comentar algo aqui. Gostei bastante da adaptação da Panini, a única coisa que me saltou aos olhos foi a mudança do nome do Mikage pra Mikagi(por motivos óbvios). No mais, eu gostei bastante do anime na época, cheguei até a me emocionar com ele (você deve saber de que parte eu estou falando :P). Mas concordo que não supera o mangá, que é uma dentre as muitas séries ótimas da revista Zero-Sum, e deve ser a primeira dela a ser publicada por aqui, se não me engano.

    ResponderExcluir
  5. @Yuuya

    É verdade, eu só vim perceber a mudança do nome do Mikage quando o Kuroi, do blog Panini Fã, comentou via twitter... =O

    Mas também, né? Fazia mais de 2 anos que não tinha contato com a série! Li o mangá online só no mesmo ano que saiu o anime, depois acabei largando (por não ter scans em pt-br, diga-se de passagem).

    Sou péssimo em saber de que revista cada mangá veio, então não posso confirmar se é o primeiro... rs

    ResponderExcluir
  6. Sim! É o primeiro mangá da Comic Zero Sum por aqui, que eu saiba. É verdade que a mesma tem outras séries legais! *-*(mas sou suspeita em falar).

    Eu conheci o mangá a uns 2 anos atras quando uma fansub tinha pego pra tradução, eu até cheguei a baixar o 1º capitulo e ler, mas não passei disso, mas não que eu não tenha gostado.(Era mais um anime/mangá na minha lista dos que eu precisava ver) Quando soubi da noticia da Panini! Fiquei super feliz, e é claro que seria uns dos mangás lançados aqui que não precisava "pensar" em comprar huahah contava os dias. E parece que os rumores que eu tanto ouvi de que era uma boa série se confirmaram. *O* É muito bom!
    É uma pena que seja Bimestral! (2 meses é mta coisa ;-;)

    PS: Quando eu fui comprar o meu, também era o último (daquela) banca hauhauha :D

    ResponderExcluir

Solte o verbo!