Páginas

19.5.11

Tsunami: Do Japão ao Brasil



Há pouco mais de 2 (dois) meses nós "presenciamos" uma das maiores catástrofes naturais do século XXI, o Tsunami que devastou quase todo o litoral japonês. 

Que tal acontecimento traria implicações sérias para a economia mundial, inclusive para a brasileira, todo mundo já sabia. E quem acompanha o lançamento de mangás aqui no Brasil já está vendo algumas dessas consequências (atrasos na renovação de contratos, na aprovação de capas e, talvez mais a frente, um aumento de preço).

Dentre tantas possibilidades para falar sobre esse tema, escolhi justamente uma notícia divulgada ontem nas principais mídias jornalísticas nacionais. Por que? Bem, além de conciliar meu interesse em economia e no Japão, envolve a produtora de carros que mais admiro.

 
"Em função dos desastres naturais ocorridos no Japão, no início de março, diversos fornecedores de componentes eletrônicos, que não podem ser substituídos facilmente, tiveram sua produção afetada. Com isso, o envio de peças para diversos países, inclusive o Brasil, foi prejudicado."


Este é parte do comunicado da montadora de automóveis Honda, localizada em São Paulo, anunciado no último dia 18 (ontem, quarta-feitra), e que oficializa a demissão de 12% do quadro de funcionários (equivalente a 400 trabalhadores). Apesar do número de demissões, a montadora ainda "segurou" cerca de 800 funcionários, que ficarão ociosos até o reabastecimento dos equipamentos necessários à produção.

Com o corte, a produção será reduzida em cerca de 50%, atingindo uma produção média de 300 automotivos por dia. Esta unidade (em Sumaré) é responsável pelo abastecimento dos modelos Civic, City e  Fit.

 
"A partir de junho, a empresa  terá de reduzir em 50% sua produção de automóveis, de 600 para 300 unidades diárias. Com isso, a unidade de Sumaré, que atualmente opera em três turnos, passará a trabalhar em dois turnos, e esta situação acarretará na ociosidade de aproximadamente 1,2 mil colaboradores."

Fora isso, a Honda deverá confirmar nos próximos dias a antecipação da parada para manutenção, que ocorre 2 (duas) vezes ao ano, em julho e em dezembro, para o mês de maio e junho - de 23/05 a 03/06.

Essa antecipação será devido à falta de componentes eletrônicos, em sua maioria, importada do Japão. Embora haja uma relativa baixa participação desses componentes na montagem dos produtos destinados ao mercado nacional - cerca de 30% para o Civic e 20% para o City e Fit -, ítens como transmissão automática e injeção eletrônica elencam a lista de desabastecidos.

Entretanto, segundo a própria Honda, a quantidade em estoque será o suficiente para manter o mercado nacional abastecido durante o período de pause até o restart da atividade produtiva.

E como nem tudo é tragédia, já está confirmada a produção e o lançamento, para o 2º (segundo) semestre, do Novo Civic 2012! Há rumores, ainda, de um novo modelo (?) que só será lançado no próximo ano.

===

Yo, pessoas! Apesar dessa postagem ser bem descritiva, o objetivo dela é "discutir" (mostrar, na verdade) um pouco dos efeitos pós-tsunami sobre a economia, sobretudo, brasileira. E a Honda é um bom estudo de caso nesse sentido.

7 comentários:

  1. Fuleragem, logo na hora que estava pensando em comprar um Honda! kkk

    ResponderExcluir
  2. Os produtos eletrônicos também serão afetados. Prevejo preço lá em cima.

    Como fica a campanha do Felipe Neto, agora? aushuashuahsuhauhsua

    ResponderExcluir
  3. @alvinho
    Pode comprar! xD So nao tente deixar um curriculo por la... rsrs

    @ana
    Ana, tem uma MP que inclui o IPAD (so ele) como material de informatica, ou seja, faz parte da lei da informatica.

    ResponderExcluir
  4. Sim, ok. Mas não é só o Ipad o alvo da campanha dele, né? São produtos eletrônicos em geral. srsrs

    Enfim, quanto a situação do Japão e dos efeitos sobre outros países, tudo se ajusta no longo prazo. De fato rsrs

    ResponderExcluir
  5. @ana
    HAHAHAHA! "No longo prazo todos estaremos mortos!"

    E sim, só me ative ao Ipad pq foi entre todos os outros "brinquedinhos" o que mais foi aclamado pelo pessoal. =P

    ResponderExcluir
  6. Se 2012 se concretizar, talvez. LOL
    Brincadeiras a parte, não sei quanto tempo essa situação vai perdurar, mas é certo que vai passar. Aos poucos o país vai recuperando sua estrutura e os resultados aparecerão.

    ResponderExcluir
  7. Por falar nisso: http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios+industria,sindicato-acusa-honda-de-%E2%80%98assedio-moral-coletivo,not_67878,0.htm

    ResponderExcluir

Solte o verbo!